quinta-feira, 29 de maio de 2014

Pilates e Dores Lombares

Nessa postagem vou mostrar um trabalho publicado este ano que fornece informações relevantes para uma das ferramentas que utilizo para o desenvolvimento de programas de treinamento para os meus alunos, o Pilates [mais informações clique aqui].

O Pilates é uma atividade que utiliza exercícios com o peso corporal, acessórios e aparelhos específicos.

Considera-se que esta atividade possui uma grande capacidade de estimular as musculaturas responsáveis pela estabilização do tronco e como a falta de força isométrica da musculatura lombar é um dos maiores fatores de risco para dores lombares sem causa específica o Pilates pode ser uma atividade importante no tratamento e prevenção de desse tipo de dor.


Participaram do trabalho 17 mulheres com média de 29 anos [1,60m , 52kg e IMC de 19 kg/m²].

O estudo avaliou o grau de ativação de quatro grupos de músculos da região posterior do tronco e membros inferiores. Os músculos estudados foram: 

Glúteo Máximo [GM]
Multifídeos [MF]
Grande Dorsal [GD]
Semitendinoso [SM]

Foram utilizados três exercícios de Pilates, foram eles: Double Leg Kick [DLK]; Swiminng [SW] e Leg Beat [LB]. Todos eles realizados na posição deitada pronada [de barriga para baixo].

Os resultados foram interessantes.
  • Os três exercícios são capazes de estimular as musculaturas avaliadas, porém com algumas diferenças.
  • O exercício que mais ativou a musculatura do GD foi o SW.
  • Os MF foram mais ativados com os exercícios SW e LB do que com o DLK.
  • Já o GM teve sua maior ativação nos exercícios SW e LB.
  • O exercício LB foi o que mais estimulou os músculos SM.

Estes resultados sustentam a hipótese de que os exercícios de Pilates são uma efetiva escolha para o treinamento das musculaturas envolvidas na estabilização da região lombar e dessa forma pode ser utilizado com tratamento e prevenção das dores na região lombar sem causa específica. Mostraram também que os exercícios SW e LB são os que mais exigem da musculaturas envolvidas, sendo a estimulação do exercício DLK menor. Porém, esse exercício não deve ser desconsiderado como uma opção de utilização, principalmente com alunos iniciantes ou com menor grau de força.

Carlinhos
treinamentocarlinhos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário