quinta-feira, 24 de julho de 2014

Treinamento Intervalado e Mergulho SCUBA






Para aqueles que não sabem eu além de professor de Educação Física também sou instrutor de mergulho SCUBA há 18 anos. Sou instrutor de uma agência de treinamento chamada Profissional Association ofDiving Instructors [PADI]  e trabalho em uma escola de mergulho chamada PLANETA MERGULHO. Por esse motivo escrevo a postagem de hoje, e pretendo no futuro escrever outras que relacionem essa atividade com treinamento e alimentação.

Bem vamos nessa então!

Não é incomum que mergulhadores, que por uma série de motivos, não consigam participar de um programa de exercícios regular, o que pode além de trazer inúmeros benefícios para sua saúde, também gerar vantagens para o mergulho.

A participação em qualquer tipo de programa de treinamento, independente da modalidade de exercício utilizada, pode beneficiar o mergulhador e sua a saúde. Porém se o programa de treinamento for mais específico e tiver características de EIAI os resultados podem ser ainda maiores.

Um trabalho realizado em 2007, que se chamou Optimization of Fins-Swin Training for Scuba Divers, nos mostra informações importantes sobre esse tema.

Neste trabalho os autores comparam o treinamento de natação de superfície com nadadeiras [realizado de duas formas] sobre o consumo máximo de oxigênio [VO2max] e sobre o capacidade de endurance durante a natação [ENDNAT].

O VO2MAX é uma medida da capacidade cardiorrespiratória e pode ser usada como indicador da aptidão física. O ENDNAT é tempo necessário para que seja atingida a fadiga em uma determinada velocidade de natação.


Primeira forma de treinamento foi a natação de superfície realizada continuamente por 45 minutos em uma intensidade de 65% da frequência cardíaca máxima [TRCONT]. Segunda forma foi composta por 3 séries de 10 minutos de natação em uma intensidade de 90% da frequência cardíaca máxima com 10 minutos de repouso entre cada uma das séries [EIAI].

O VO2MAX aumento 18% após o EIAI e 6% após o TRCONT. A ENDNAT aumentou 131% após o EIAI e 78% após o TRCONT. Mostrando que as duas formas de treinamento geram melhoras nas variáveis medidas, porém a melhora gerada pelo EIAI é superior à melhora do TRCONT.

Mas! O que isso significa? Significa que um programa de natação de superfície utilizando uma metodologia de treinamento intervalado com alta intensidade pode ser mais efetiva do que o treinamento contínuo.

Mergulhadores com maior capacidade cardiorrespiratória [VO2MAX] e maior resistência [ENDNAT] iram ter uma serie de benefícios, como:
  • Menor consumo de da gás/ar
  • Menor risco de doença descompressiva
  • Melhor resposta a problemas e situações de estresse

Então mergulhadores! Participem de forma regular de programas de treinamento, sejam eles quais forem. E se possível pratiquem natação com nadadeiras utilizando a metodologia dos EIAI.

Carlinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário