Busca Lógica da Verdade

Olha só...muitas vezes quando converso com algumas pessoas ou quando participo de discussões sobre o tema condicionamento físico e saúde escuto a seguintes frases:
"...mas os médicos ou nutricionistas disseram que..."
"...muitas vezes não sei em que acreditar, um diz uma coisa outro diz outra coisa..."
"...mas o livro do fulano disse que isso, o livro do beltrano disse aquilo..."

Percebo que muitas pessoas não conseguem receber uma informação e avaliar a validade da mesma. Porque isso acontece? Na minha "humilde" interpretação isso ocorre pois as pessoas não consideram o paradigma que norteia a formulação da informação e também não conseguem avaliar a veracidade das justificativas lógicas utilizadas. Ou seja, não conseguem fazer uma "busca lógica da verdade".

Tá legal! O que foi que eu quis dizer. Vou explicar melhor! E para isso vou fornecer 3 informações:

Informação 1

Contexto (Paradigma): Mundo real , onde  após o nascimento de um ser vivo a única certeza que temos é que um dia esse ser irá morrer.  

Informação 1: É possível matar o ator Hugh Jackmann.

Justificativa 1: Sim é possível! Pois Jackmann é um ser humano.

Justificativa 2: É possível matar um ser humano, porque os seres humanos são mortais.

Como fazemos para verificar a veracidade da informação 1. Bem temos que descobrir se as justificativas utilizadas são também verdadeiras. Nós iremos avaliar essas justificativas em um determinado contexto ou paradigma. Acredito que todos concordamos com a veracidade da informação e das suas justificativas dentro do contexto da nossa realidade.

Situação 2

Contexto (Paradigma): Universo Marvel, mas especificamente um mundo onde existem mutantes.

Informação 2: Não é possível matar o Logan, também conhecido como Wolverine.

Justificativa 1: Sim não é possível! Pois Wolverine é um mutante com o poder de regeneração celular além de um esqueleto revestido de admantium.

Justificativa 2: Com esse poderes ele se torna imortal e assim não é possível matá-lo.

Dentro do Universo Marvel as justificativas da informação 2 são verdadeiras e dessa forma podemos dizer que a informação é verdadeira também.

Informação 3

Contexto (Paradigma): Mundo real, onde  após o nascimento de um ser vivo a única certeza que temos é que um dia esse ser irá morrer. E o Universo Marvel dos Mutantes existe somente no cinema.

Informação 3: Não é possível matar o ator Hugh Jackmann.

Justificativa 1: Pois ele é também o Wolverine.

Justificativa 2: O wolverine é imortal pois tem o poder de regeneração celular além de um esqueleto revestido de admantium.

A informação 3 é falsa pois mesmo que a justificativa 1 possa ser considerada verdadeira (no cinema) a justificativa 2 no contexto da vida real é falsa, invalidando a informação 3.
  
Entenderam!? Temos que receber a informação, avaliar suas justificativas e determinar se são corretas ou não. Dessa forma esteremos fazendo uma "Busca Lógica da Verdade".

Carlinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário