Ciência Baseada em Evidências

É necessário explicar que tipos de estudos científicos existem, para que possamos avaliar a significância de determinado trabalho sobre nossa prática real. E dessa forma criarmos uma metodologia de treinamento e alimentação baseada em evidências. Sendo assim, vamos nessa!

Existem basicamente três tipos de estudos:
  • Estudos Observacionais;
  • Ensaios Clínicos Randomizados;
  • Metanálises.

Estudos Estudos observacionais

Estes trabalhos se caracterizam por um grupo de indivíduos que têm em comum um conjunto de características e que são observados, sem intervenção, durante um período de tempo com o intuito de analisar a sua evolução.

Pessoas com as mesmas caraterísticas e que não apresentam determinada doença [ou outra variável a ser observada] são agrupadas em um conjunto de indivíduos. O grupo é exposto ao fator ou aos fatores de risco por determinado tempo e então, avaliando o número de casos da doença [ou acontecimento] pode-se determinar o risco relativo.

 A principal vantagem deste tipo de trabalho é a sua capacidade de talvez ser a única forma de estudar a incidência e a história natural das doenças. Porém ele também apresenta uma grande limitação do ponto de vista científico que é o fato de que não se controlar diretamente a exposição ao fator de risco.

Os estudos observacionais são de vital importância para que hipóteses sejam levantadas, porém é necessário que estas hipóteses sejam verificadas com outros tipos de estudos. Caso contrário, podemos incorrer em interpretações equivocadas e transformar correlações [coisas que acontecem juntas, mas não apresentam ligação direta] em relações de causa e efeito.

Vou dar um exemplo de como esse tipo de trabalho pode gerar interpretações extremamente enganosas. No ano de 2011 foi publicado um trabalho feito em uma cidade litorânea da Austrália chamada Port Bull. Durante três anos pesquisadores avaliaram a venda de sorvetes e os ataques realizados por tubarões aos banhistas e vocês nem imaginam qual foi o resultado!? Houve uma correlação positiva entre a quantidade de sorvete e o número de ataques, ou seja, quanto mais sorvete era vendido maior era o número de ataques de tubarões! Vocês acreditam que comer sorvete aumenta a chance de ser atacado por um tubarão? Ah!!!! Talvez a pessoa fique mais “gostosinha” e por isso vira uma pressa mais “apetitosa”. Claro que não! O número de sorvetes vendidos era maior no verão que no inverno, mostrando que a “causa” de um maior número de ataques era o calor que levava a um maior número de pessoas na água o que por sua vez aumentava o número de ataques.

Isso mostra que quando uma correlação é determinada, não significa que uma variável seja a causa e outra o efeito. Podem existir uma ou mais variáveis que não foram estudadas ou até imaginadas que determinam a causa de determinada alteração.

Estudos Experimentais Randomizados

Tipo de estudo experimental no qual os indivíduos são selecionados aleatoriamente para receber um dentre dois ou mais tipos de intervenções. Após o acompanhamento desses indivíduos por um período pré-estabelecido de tempo, as intervenções são comparadas entre si, através dos seus efeitos nos desfechos de saúde.

A grande vantagem deste tipo de estudo é que existe controle direto da exposição dos fatores de risco. Os estudos experimentais randomizados são superiores aos estudos observacionais do ponto de vista da hierarquia científica, ou seja sua informações possuem maior importância do que os estudos observacionais.

Meta-análise

Uso de técnicas estatísticas em uma revisão sistemática para integrar os resultados dos estudos incluídos, a fim de obter sínteses quantitativas sobre os efeitos das tecnologias em saúde que estão sendo avaliadas, de modo a reduzir a incerteza sobre seus benefícios e riscos.

As conclusões de uma meta-análise podem ser consideradas as informações padrão ouro da ciência médica e da saúde, pois possuem uma confiabilidade extremamente alta. Dessa forma do que diz respeito ao método científico as meta-análise fornecem as informações "cientificamente mais verdadeiras"

Considerando os diferentes tipos de trabalhos científicos (minha descrição acima é um resumo, existem subdivisões e outras classificações) é importante que quando formos determinar quais as características são importantes em um determinado método de treinamento ou recomendações sobre alimentação ou ainda sobre como repousar, façamos isso levando em consideração os resultados de ensaios clínicos e metanálises, pois esses tipos de trabalhos são os que apresentam as evidências cientificas mais fortes.

Abaixo você encontra texto que podem auxiliá-lo a conseguir um maior entendimento sobre o que é Ciência Baseada em Evidência:





Nenhum comentário:

Postar um comentário